terça-feira, 11 de agosto de 2015

Você tem tempo para orar?


Bom dia, boa tarde, boa noite povo de Deus!

    Hoje resolvi voltar a escrever aqui no conversa de menina cristã, para falar de um tema muito importante na vida de qualquer cristão: ORAÇÃO.
Você tem tempo pra orar?
Antes de mais nada, vale ressaltar a importância da oração...
    Assim como em qualquer relacionamento, comunicação é tudo, não é mesmo? Por que com Deus seria diferente?!
Acima de tudo, Deus é nosso amigo. Mais que um amigo, pois ele nos ama com amor incondicional. E toda amizade depende de laços que criamos a cada dia, através do diálogo.
    Outro dia lia a revista Superinteressante que trazia uma matéria sobre relacionamentos, afirmando que uma pesquisa havia constatado algo que, ao menos ao meu ver, não era nenhuma novidade:  Os laços mais fortes de um relacionamento são criados através da aproximação progressiva, recíproca e com compartilhamento de segredos pessoais.
    Estamos na era do imediatismo, e com tantos recursos da comunicação disponíveis ao toque de um dedo, colocar o joelho no chão para falar com Deus parece a cada dia mais retrógrado. Mas afinal, o que vem a ser ORAÇÃO?
    Segundo o dicionário Aurélio oração é prece, fala; discurso. Cabe aqui lembrar que as palavras mais lembradas ditas por Jesus falam em oração.

“Mas tu quando orares, entra no teu aposento e, fecha a tua porta, ora a teu pai, que vê o que está oculto; e teu pai, que vê o que está oculto, te recompensará.” Mateus 6:6

“Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano; perdoa os nossos pecados, pois também perdoamos a quem nos deve; e não nos conduzas em tentação, mas livra-nos do mal.” Lucas 11.2,3,4.

Vale lembrar que Jesus levava uma vida de constante oração, e há passagens que nos confirmam isso:

 “De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando”. Marcos 1.35

“Mas Jesus retirava-se para lugares solitários e orava.” Lucas 5.16

“Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.” Lucas 6.12

“Certa vez Jesus estava orando em particular, e com ele estavam os seus discípulos.” Lucas 9.18

“Aproximadamente oito dias depois de dizer essas coisas, Jesus tomou consigo a Pedro, João e Tiago e subiu a um monte para orar.” Lucas 9. 28
“Certo dia Jesus estava orando em um determinado lugar” Lucas 11.1


    Entretanto, na minha concepção, creio que carregamos conosco uma definição errônea sobre oração, e digo isso desde que em uma pregação um pastor contou-nos que alguém havia lhe perguntado quantas vezes ele orava por dia. Fiquei assustada, confesso, quando ele revelou que fazia apenas uma oração por dia. “Uma oração?!” - Pensei. “Um homem de Deus, usado tão poderosamente, que nos traz palavras diretas de Deus, a luz da palavra... só faz uma oração por dia!” Mas em seguida, para alívio da minha discussão com meus botões, ele disse que sua oração começava logo ao despertar, transcorria o dia, e se encerrava a noite. “Mas como assim?!”, alguém pode ter pensado... “o pastor passa o dia inteiro de joelhos? Só pode ser lorota! já o vi no centro da cidade durante o dia!” Porém, o que o pastor quis dizer, é que mesmo realizando suas atividades corriqueiras, seu pensamento estava sempre ligado em Deus.

   Os evangelios nos revelam que Jesus não fazia orações em horários fixos como Daniel, que orava três vezes ao dia, não que seja errado, não interprete mal! Daniel era fiel, muito sábio e recebeu muitas vitórias por ser um jovem de oração. Mas existem passagens que falam que Jesus orava mais durante a noite. Porém, não podemos deixar de lembrar que Ele mantinha um relacionamento intimo com Deus, e sem sombra de dúvidas, seus pensamentos estavam diariamente ligados com o Pai.

Então, volto a perguntar a você: Você tem tempo pra orar?

    A oração é muito mais que colocar os joelhos no chão, orar é manter um relacionamento íntimo com Deus. Não tiramos tempo para mandar mensagens no whatsapp para aquele amigo numero um? O seu amigo número um é humano, falho, pode te decepcionar e nem sempre sabe o que é melhor para você, Deus por outro lado é fiel, não falha, não nos decepciona, sabe o que é melhor para você, é onipotente, não precisa de wi-fi para conseguir falar com ele, te ama mesmo quando você está errado, perdoa suas falhas, por maiores que sejam...

    A rotina diária de nossas vidas, muitas vezes nos tira o tempo de colocar o joelho no chão, mas isso não significa que você não possa orar. Você pode orar em qualquer lugar: na escola, no trabalho, na faculdade, a caminho de casa (Se estiver dirigindo, cuidado com o trânsito! Risos), no ponto de ônibus, no horário de almoço... Em qualquer momento e onde quer que você esteja você pode simplesmente desligar-se um pouco, por alguns segundos apenas, de tudo o que está a sua volta e elevar o seu pensamento aos céus e dizer: “Pai, eis-me aqui. Cuida de mim.” E apresentar a ele suas angustias, seus medos, seus anseios... Não tenha duvida de que Ele ouvirá e estará ao seu favor. E quando estiver em casa, não deixe de orar de joelhos, afinal já dizia aquele velho hino... “De joelho é melhor!”

    Posso dizer que manter o hábito da oração pode ser difícil no começo, é como praticar exercícios físicos. Na primeira semanas é cansativo, você não sabe como começar, sente dores no corpo (no caso da oração, o joelho lateja), na segunda semana já não sente tanta dor, começa a ficar mais disposto, na terceira já faz com muito prazer, na quarta começa a pegar mais pesado (no caso da oração, ela passa a durar mais tempo, as palavras fluem mais facilmente), com alguns meses já passa a ser notável a diferença no corpo, que fica visivelmente mais bonito, mais forte e você quer convencer a todos os seus amigos a se exercitar também (no caso da oração, sua vida espiritual se fortifica e o prazer da sua intimidade com Deus é tão profunda, que você deseja que todos que você ama tenham a mesma experiência). Mas o que falta para desfrutar de todas estas maravilhas? INICIATIVA.

   Vamos parar de criar desculpas e começar já a buscar o Senhor?! Ele nos dá 24 horas todos os dias. Nada mais justo do que reservar um momento só para Ele, não é mesmo?! As dicas eu já dei, só falta coloca-las em prática. ;)

Um grande abraço e fiquem na paz do Senhor!
Denise Bispo